sexta-feira, 13 de março de 2015

Maranhão registra o triplo de casos de dengue do que em 2014, diz pesquisa

Mosquito Dengue

O Maranhão registrou 916 casos de dengue confirmados até a oitava semana de 2015. O número é quase três vezes maior que o contabilizado no mesmo período de 2014, quando ocorreram 390 casos. Os dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) foram divulgados, nesta quinta-feira (12), pelo Ministério da Saúde. 

No que diz respeito aos casos graves, com sinais de alarme e óbitos, o LIRAa revelou que no ano passado foram identificados no estado maranhense 5 casos graves da doença, 14 com sinais de alarme e 5 óbitos confirmados. Já neste ano, até agora, foram constatados 4 casos de dengue com sinais de alarme, e nenhum caso de dengue grave e óbito.

Trezentos e quarenta municípios brasileiros se encontram em situação de risco para ocorrência de epidemia de dengue e mais 877 estão em alerta. No total, 1.844 municípios brasileiros realizaram o levantamento, entre janeiro e fevereiro deste ano. No ano passado, 1.459 municípios fizeram a pesquisa no mesmo período do ano.

O LIRAa é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e chikungunya. A pesquisa mostra os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário