quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Paulino Neves lidera ranking de exploração do trabalho infantil no Maranhão

Dados do IBGE apontam que 19% de quem têm de 10 a 17 anos trabalham.
Maranhão é o quarto no ranking dos Estados do Nordeste.

                 

Município de Paulino Neves, segundo dados divulgados pelo IBGE, tem o maior índice de exploração do trabalho infantil do Maranhão. Dezenove por centro da população entre 10 e 17 anos trabalha.

Os dados apontam que o Estado é o quarto no ranking do Nordeste. Em todo o Maranhão, a mão de obra infantil explora 144 mil crianças e adolescentes. "Pelo fato do Maranhão ter um percentual alto da população morando na zona rural, nós observamos que a maioria dessas pessoas trabalha em atividades ligadas à lavoura, à pecuária", afirmou o analista de planejamento do IBGE, João Ricardo.

No Brasil é proibido qualquer trabalho a menor de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. O trabalho deve ser feito em local que não prejudique a formação do adolescente.

Em comparação ao número de habitantes, o Maranhão é o que mais explora a mão de obra infantil: 6% das crianças e adolescentes trabalham no Estado. "O IBGE divulga esses dados justamente para que os gestores passem se utilizar os mesmos para ver quais são os gargalhos, os entraves que estão ocorrendo e dificultando a efetividade das políticas públicas", concluiu o analista João Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário