segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Da pescaria ao Beach Soccer: a história de Datinha


Pescaria do Datinha - Beach Soccer (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)

Novato da equipe brasileira vira astro em sua pequena cidade natal, e deixa de lado a vida de pescador profissional. 
 
Um dos destaques da Seleção Brasileira de Beach Soccer que conquistou no último domingo a Copa América, o atacante Datinha fisgou a grande chance de sua vida.

Até 2009, o maranhense da pequena Tutóia vivia da pesca. Nos dias passados em alto mar, trazia o sustento para sua numerosa família. Ao se destacar no Campeonato Maranhense, este torcedor do Palmeiras caiu na rede de Guga Zloccowick, técnico da Seleção.

De lá para cá, as coisas aconteceram rápido. Primeira convocação, primeiro voo internacional e adoração na cidade natal. Ao voltar com a medalha de um torneio na Argentina, uma carreata recebeu o mais ilustre cidadão tutoiense, que jura desconhecer a origem do apelido.

A bola também trouxe mais dinheiro do que a pescaria, mas os planos de vida seguem divididos entre as quadras e o mar. Datinha aponta a compra de um barco como o primeiro sonho de consumo a ser realizado.

Com a habilidade com que fisga bagres e corvinas, o atacante de 23 anos dribla os aproveitdores de plantão. Em Tutóia, já virou alvo de disputa entre os candidatos à prefeitura.

- O prefeito atual só quer saber de botar no bolso - disse Datinha, que jurou não querer se candidatar a nenhum cargo em Tutóia.

Os planos, por ora, passam por se firmar na Seleção, o que melhoraria a qualidade de vida dos quatro filhos. Assim como os peixes, Datinha reproduziu em alta velocidade. Aos 13, já era pai de seu primeiro filho. De lá para cá, vieram mais três meninos.

- Não tinha televisão - brincou.

No competitivo cenário do Beach Soccer do Brasil, Datinha garante que raça e força não faltarão na busca pela conquista definitiva da camisa 2 verde amarela. Para tanto, sabe que a paciência adquirida na pescaria será fundamenta. E ele jura que não é história de pescador.

QUEM É ELE

NOME: Luiz Alberto do Nascimento Braga

IDADE: 23 anos

DATA E LOCAL DE NASIMENTO: 12/04/88, em Tutóia (MA)

ALTURA E PESO: 1,67m e 70kgs

POSIÇÃO: Atacante

Nenhum comentário:

Postar um comentário